Saiba mais sobre os direitos dos trabalhadores

Entrar no mercado de trabalho envolve vários direitos e obrigações. Muitas vezes, porque não os conhecem, os jovens aceitam trabalhar na informalidade sob condições que os prejudicam. Por Universia Argentina entrevistou especialistas para saber quais os direitos 8 de trabalho que cada jovem argentino deve saber. Ouvi pela primeira vez a opinião do secretário regional adjunto da ONG IndustriALL Global Union, Marino Vani.

A Constituição da Argentina estabelece uma série de direitos dos trabalhadores, entre os quais detalha o direito a condições de trabalho dignas e equitativas, descanso e férias pagas, receber um salário, à livre associação e organização democrática e participar de um dia trabalho limitado, entre outros. O horário legal de trabalho é de oito horas por dia e quarenta e oito horas por semana.

Você conhece os direitos dos trabalhadores?

De acordo com o Direito do Trabalho Perfil da Argentina, preparada pela Organização das Nações Unidas, qualquer trabalhador que é mais de 18 anos tem direito a receber remuneração não pode ser inferior ao salário mínimo. Por sua vez, esse salário mínimo pode ser aumentado através de acordos comerciais ou através do contrato individual de trabalho.

Além disso, cada trabalhador tem direito a receber um bónus equivalente à remuneração de um mês, chamado de Aguinaldo. O pagamento é feito anualmente em duas parcelas que são recebidas juntamente com os vencimentos de junho e dezembro consulta pis pelo cpf.


Segundo dados de um recente relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) intitulado Formalização da informalidade juvenil: experiências inovadoras na América Latina e no Caribe, na Argentina apenas 10% dos jovens assalariados informais têm cobertura de saúde.

Por isso, é importante que os jovens saibam que, em qualquer trabalho que aceitem para trabalhar, devem ter direito à cobertura de saúde, o que lhes dá a garantia de cobrir qualquer tipo de despesa que um acidente de trabalho envolve, por exemplo.

O que é abono salarial?

No caso de sofrer uma lesão ou doença causada pelo seu trabalho, a empresa deve encarregar-se do tratamento médico e dos medicamentos necessários para a sua reabilitação. Se a doença ou acidente você não pode ir para o trabalho, dependendo da sua idade que você tem o direito de receber o seu salário por pelo menos três meses.

Quando perguntado Andrés Franzanti, um jovem trabalhador da Argentina da Toyota, ele explicou que é importante que os jovens conhecem o seu direito de contribuições previdenciárias porque “dá previsibilidade para quando eles são mais velhos e têm menos probabilidade de trabalhar e prosperar em um emprego.

Aposentadoria vai fazer amanhã, idade, ter onde voltar sem ter que expor seu corpo e recorrer a empregos informais. Segundo as Nações Unidas, uma vez que o trabalhador tenha completado um mínimo de 6 meses em seu local de trabalho, ele tem o direito de tirar férias pagas.

Para saber quantos dias lhe correspondem, o trabalhador deve levar em conta quanto tempo trabalha na empresa, ou seja, sua antiguidade ali. O importante é que você forneceu serviços, pelo menos, durante metade dos dias úteis do ano civil.

Por exemplo, se você trabalha menos de 5 anos atrás, você terá 14 dias consecutivos. Se você tiver entre 5 e 10 anos de trabalho, poderá encomendar 21 dias corridos. Por sua vez, se você trabalhar por 10 ou até 20 anos, você terá 28 dias consecutivos e, finalmente, se tiver mais de 20 anos, terá que dar 35 dias de descanso.