Quem pode se inscrever no Enem 2020

Como já é sabido por muitos, o ENEM é o Exame Nacional do Ensino Médio que é realizado todo ano e tem como finalidade avaliar como anda a qualidade do ensino médio em todas as regiões do país.

O Enem foi criado em 1998 e hoje é a prova mais comentada no país. Realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia vinculada ao Ministério da Educação do Brasil, a prova é feita por milhares de estudantes que pretendem conquistar uma vaga em alguma das melhores faculdade e universidades do país.

Se você pretende se inscrever no Enem 2020 e que conferir informações precisas sobre o conteúdo, chegou ao lugar certo. Em nosso artigo, vamos trazer diversos detalhes sobre o exame, sobretudo sobre as inscrições Enem 2020. Veja!

 Quem pode realizar a inscrição do Enem?

Para participar do Enem são necessários alguns requisitos. Abaixo, confira quais são os requisitos que os participantes do Enem devem cumprir.

INSCRIÇÕES ENEM

  • O candidato deverá impreterivelmente ser aluno do ensino médio ou ter concluído os estudos da educação básica.
  • É obrigatório fazer o pagamento da taxa de inscrição. O não pagamento da taxa invalida a inscrição do candidato – isso não se aplica a pessoas que sejam consideradas isentas do pagamento.
  • No momento de sua inscrição, o candidato deverá apresentar não somente o RG como também o CPF. Essas informações são obrigatórias e sem elas não é possível concluir a inscrição.
  • Se por ventura você quiser cancelar sua inscrição do Enem 2020 por qualquer motivo, será preciso apenas não confirmar o pagamento da taxa.

 Como se inscrever no Enem 2020

Ao falarmos de inscrições do Enem, é preciso destacar que todos os procedimentos do Exame devem ser feitos no site oficial em https://enem.inep.gov.br/. Nesse endereço eletrônico, o candidato deverá informar seus dados pessoais e assim finalizar todo o processo. Veja nosso passo a passo a seguir.

Passo 1: Acesse o Portal oficial do Enem mencionado acima;

Passo 2: No site do Enem 2020, informe ao sistema alguns dados importantes, como o CPF e também a sua data de nascimento completa;

Passo 3: Em seguida é preciso preencher corretamente todos os campos destacados no formulário como nome, nome da mãe, sexo, RG, cor/raça, entre outros dados;

Passo 4: Depois de adicionar seus dados, informe se você precisará contar com algum atendimento especial durante a realização do exame. Esse é o caso, por exemplo, de mães que estejam em período de amamentação, deficientes físicos ou pessoas que fazem uso de remédios controlados;

Passo 5: Antes de dar continuidade, confira se os dados estão realmente corretos. Se a resposta for sim, selecione na sequência a opção de língua estrangeira que irá compor o seu exame (escolha entre inglês ou espanhol);

Inscrições enem 2020

Passo 6: Aqui será preciso validar a escolha do idioma e também o local onde irá realizar sua prova;

Passo 7: Para prosseguir com o processo de inscrição, você deverá informar o status atual do ensino médio;

Passo 8: Feito os procedimentos acima, responda de forma completa o questionário socioeconômico. Lembre-se de dedicar atenção sobre a opção destinada à isenção da taxa de inscrição;

Passo 9: Agora o candidato deverá gerar a GRU, que é a guia de recolhimento da União. Ela corresponde, basicamente, ao boleto acerca do valor da taxa da realização da prova;

Passo 10: Informe também seus dados de contato;

Passo 11: Pronto! Agora é só criar a sua senha. Lembre-se que essa senha deverá ser usada para estabelecer o acompanhamento da sua inscrição e também para se inscrever em outros programas, como no caso do Prouni ou Sisu.

Como são as provas do Enem

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio são realizadas em dois domingos seguidos. No primeiro dia, são realizadas as provas de Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Redação. Já o segundo dia de provas abordará apenas os conteúdos de Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias.

O Enem é uma grande oportunidade para que tem o objetivo de cursar o nível superior. Todos os anos, milhares de estudantes conquistam o sonho de entrar em uma grande Universidade e nós esperamos que o próximo a realizar este sonho seja você. Não deixe de fazer sua inscrição Enem 2020.


Esperamos que as informações acima tenham sido bastante esclarecedoras, mas caso tenha ficado alguma dúvida, por favor, deixe sua mensagem para que possamos responder o mais breve possível. Boa sorte!